Monitoria e tutoria
Monitoria
No início de cada semestre letivo, ocorre a seleção de candidatos(as) do Programa de Monitoria da UFSCar junto às disciplinas oferecidas pelo DCNME para atuarem como monitores bolsistas ou voluntários. O Programa de Monitoria da UFSCar é regulamentado pela PORTARIA GR No 493/98, de 21 de julho de 1998. Podem se inscrever todos(as) os(as) alunos(as) regularmente matriculados que já cursaram a(s) disciplina(s) alvo da monitoria ou a(s) disciplina(s) equivalentes conforme definido pelo(a) docente responsável. Essas e outras informações, além do próprio processo de seleção, são divulgadas semestralmente via edital enviado ao email institucional dos(as) estudantes. Atualmente, o valor da bolsa é de R$ 300,00 mensais com duração de 4 ou 5 meses, exigindo-se uma dedicação de 12 horas semanais.
O Programa de Monitoria tem os seguintes objetivos:
- propiciar ao aluno, que apresente rendimento escolar geral comprovadamente satisfatório, um maior envolvimento com atividades de docência;
- possibilitar um aprofundamento de conhecimentos na área em que se desenvolve a monitoria.
Tutoria PAAEG (Programa de Apoio Acadêmico ao Estudante de Graduação)
A tutoria da UFSCar é um programa que, em parceria com a pró-reitoria de graduação, oferece suporte acadêmico para os estudantes de graduação nos quatro campi da universidade, com maior ênfase nas disciplinas que apresentam alto índice de reprovação. O programa oferece por meio de editais semestrais bolsas de tutoria assim como a tutoria voluntária. Os discentes podem atuar, independente de receber bolsa ou não, se participam do curso de capacitação.
As tutorias podem acontecer de duas formas durante a semana:
- Tutoria livre: é aquela na qual o estudante interessado pode ir durante o horário de atendimento disponibilizado pelo tutor da disciplina, sem necessidade de inscrição, para tirar dúvidas sobre conteúdos, receber auxílio na realização de exercícios como também estudar com o tutor determinados assuntos relacionados à disciplina.
- Tutoria de acompanhamento: nesta tutoria há a necessidade de inscrição do discente interessado, pois o tutor deve acompanhar um grupo máximo de alunos nesta modalidade, havendo então o controle de frequência. Nesta modalidade, o tutor conduzirá estudos de assuntos relacionados, direta ou indiretamente, à disciplina para que ocorra melhor desempenho do tutorado.
Outra modalidade de tutoria é a tutoria indígena, na qual o tutor irá acompanhar somente os estudantes indígenas e estrangeiros do campus que atua, independente de disciplina e curso. Neste caso, além do auxílio nas disciplinas que o discente tem dificuldade, o tutor também pode oferecer ajuda em relação a questões acadêmicas diversas. Clique para saber mais sobre o PAAEG (link externo).